Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Trechos de Machado de Assis em Dom Casmurro


Machado de Assis escreve em Dom Casmurro:




"O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem ou outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.'' (Pág. 6)

"Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra coisa.'' (Pág. 7)

"A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recodação doce e feiticeira." (Pág. 7)


"José Dias amava os supelativos. Era um modo de dar feição monumental às idéias; não as havendo, servia a prolongar as frases."
(Pág.9)

Nenhum comentário: