Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Das leituras de Mario Prata (I)

MARIO PRATA escreveu em CEM MELHORES CRÔNICAS:


Trechos retirados da crônica ''Amor só de letras"
(Págs 242, 243)


"Sim, pela primeira vez nesta nossa humanidade já tão velhinha, as pessoas estão se conhecendo primeiramente pela palavra escrita. E lida, é claro.

Já disse, isso envaidece qualquer escritor. Agora, o texto pode levar ao amor. Uma espécie de amor-de-texto, amor-de-perdição.

A relação, o namoro, começa ali no monitor. Voce pode passar algumas horas, dias e até semanas sem saber nada da outra pessoa. Só conhece o texto dela.

E é com o texto que vai se fazendo charme. Você ainda não sabe se a pessoa é bonita ou feia, gorda ou magra, jovem ou velha. E, se não for esperto, nem se é homem ou mulher. Mas vai crescendo uma coisa dentro de você. Algo parecidíssimo com amor. Pelo texto.

[ ... ]

No caso do amor ali nascido, a feiúra, o peso, a cor, a idade ou a nacionalidade não importam. O que é mais importante é o texto. O texto é a causa do amor."


Trechos retirados da crônica ''Pra cumemuié, uai"
(Págs 40, 41)

"Mas a verdade é que é a mulher o objetivo do homem."

"Um mundo só de homens seria o grande erro da criação."

"... tudo que o homem faz, tudo, é com um único objetivo: cumemuié. O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê: O sujeito quer ficar famoso pra quê? O indivíduo malha, faz exercícios pra quê? Mulher!"

"As mulheres, antigamente, ficavam trancadas dentro de casa e se tratavam e ficavam bonitas apenas para os seus homens. Ai começaram a dar liberdade pras danadas e deu no que deu. O mundo ganhou vida, além de beleza, é claro.''

"E, se você que está lendo isto aqui, for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua, nas telenovelas. Só homens. Já pensou? Filmes só com homens? Romance sem uma Capitu ou uma Madame Bovary? Um casamento sem noiva? Um mundo sem cinturas e saboneteiras? Um mundo sem sogras? Enfim, um mundo sem metas."


Nenhum comentário: